Itacarambi é um município do norte do estado de Minas Gerais, no Brasil. Situa-se na margem esquerda do rio São Francisco e se localiza a 660 quilômetros da capital estadual, Belo Horizonte.
Etimologia
“Itacarambi” é originário do termo tupi itákarãî’y, que significa “rio das pedras arranhadas” (itá, pedra + karãî, arranhado + ‘y, rio).
História
A origem do município está no antigo distrito de São João das Missões, pertencente ao município de Januária. Foi extinto em 1836 e restaurado em 1864. Vinte e seis anos mais tarde, a sede do distrito foi transferida para a povoação de Jacaré. O povoado, em 1926, passa a se chamar Itacarambi. Em 1962, pela Lei Estadual nº 2764, Itacarambi foi elevada à categoria de município.
Turismo
No Alto Médio São Francisco, o município oferece muitos lugares para o lazer e práticas esportivas, como praias fluviais e locais favoráveis para pescaria, além de grutas, como a Olhos d’Água, com 1 180 metros em seu eixo principal, que é considerada a quarta maior do país, atraindo visitantes não só da região mas de lugares distantes.
Economia
A agropecuária é a base de sua atividade econômica, com cultivo de algodão e cereais. O gado é destinado ao corte e a produção de leite. O município possui um complexo científico e cultural de importância mundial. O vale do Peruaçu abriga fauna típica, com destaque para várias aves e outros animais raros e ameaçados de extinção. O vale abrange cerca de 140 mil hectares, está situado na margem direita do São Francisco e conta com grutas e cavernas.
Rua Professor Aurélio Caciquinho, 195
Bairro São Vicente
Januária/MG
CEP: 39.480-000
Telefone: (38) 3621-1005
Email: cisamsf@yahoo.com.br
© CISAMSF – Todos os Direitos Reservados